GEOGRAFIA HUMANA

https://docs.google.com/document/d/1myLb7ORGSSsDV0SkcWsLum8YrTC0dAuDADjHV_gGQ74/edit?usp=sharing

Geografia urbana

Urbano cidades
||            ||
Processo forma
Tempo ←➔ espaço

Urbanização
  • Termo/noção senso comum
  • Conceito ciências
Órgão de pesquisa dados exp: IBGE
  • Definições restritas
  • Moradia em área comunidade urbana

Para 6ª feira
Leitura do texto (integral)
E resumo da (introdução geografia tradicional)
Texto Pensamento geográfico e geografia urbana
Marcio Rodrigues silva
Revista Geoambiente (on line) NO AVA

Resumo documentação de leitura. (fichamento)
- cabeçalho
- Nome e Ra
Referências do texto
- estrutura
  1. Informações to pode texto e estrutura
    1. Formal ou não formal (ex divide de ou não em subtítulos.
  2. Expor a 1ª parte
    1. Contar oque tem na primeira parte.
  3. Síntese de ideias
  4. Expor a 2ª parte


Texto = pensamento estado da cidade
Geográfico   do urbano

E demais estados
Racionalismo – contra racionalismo


Ênfase ao sujeito ←➔relação sujeito objeto

PARADIGMAS DO PENSAMENTO POSITIVISTA.

- Sitio condições naturais

- situações articulações.
- EVOLUÇÃO URBANA
  • Tenho que pensar na qualidade de vida das pessoas

- AS FUNÇÕES URBANA
  • Tem uma função para seus moradores
  • Exemplo Santos não é porto a cidade tem um porto.
  • O aglomerado as pessoas trabalha para sua função
    • Exemplo Aparecida
GEOGRAFIA URBANA
  • Introdutória
    • URBANO / CIDADE
    • ABORDAGEM GEOGRÁFICA
    • VISÃO GERAL
      • URBANA
      • CIDADE
  • Cidade
  • Urbana
  • Prática integrativa
  • Supervisão – atividade complementares
    • Monitoria
    • Eventos
    • Ações
    • Leituras / filmes
Aula dia 13/9/12
Urbanização
  • Critérios
  • Países e regiões com + rápido crescimento das taxas de urbanização
    • Sudeste – áfrica
      • China

  • Preocupação
    • Moradia
    • Situação infância ←➔da mulherI.P.M
    • Situação do saneamento ||


Obs.: comunas chinesas
  • Propriedade coletiva.
  • Produção de sustento
  • Produção para comércios
    • Beneficiamento  de produtos (mini indústria)
  • Escola + unidade de saúde

“a exclusão do rural, por se modernizou ou exclui porque esta para no tempo”

Pobreza espoliação urbana.

Cidade
“[...] a aldeia já possuía muitas das caracterizá que depois iriam marcar as cidades, pois nãoé tamanho do aglomerado ou o números de casas que permite distinguir a cidade da aldeia” p. 12

A cidade vai existir por causa divisão política.

Cidades
- Aglomerado
- divisão político
- Gestão Política
- um lugar de poder “simbólico” mais tem uma materialização
- símbolos “exemplo” rampa do Planalto.

Cidade
Grego Polis política
Romano URBS urbanidades, camarada de

A cidade é uma realização humana, uma criação que vai se  constitu

Objetos geográficos são elementos do espaço.

Conceito é uma representação que captura o que é essência, pode se dizer: a cidade é um produto social que se insere no âmbito aglomeração duráveis, de homens  e edificações, a existência do mercado e da administração pública.




Grécia

Atenas




Roma – Expansão

  • Definindo 1ª forma urbana
  • Conjunto de estrada
  • Sistema para abastecimento de água (aquedutos)

Geografia urbana

Urbano cidades
||            ||
Processo forma
Tempo ←➔ espaço

Urbanização
  • Termo/noção senso comum
  • Conceito ciências
Órgão de pesquisa dados exp: IBGE
  • Definições restritas
  • Moradia em área comunidade urbana

Para 6ª feira
Leitura do texto (integral)
E resumo da (introdução geografia tradicional)
Texto Pensamento geográfico e geografia urbana
Marcio Rodrigues silva
Revista Geoambiente (on line) NO AVA

Resumo documentação de leitura. (fichamento)
- cabeçalho
- Nome e Ra
Referências do texto
- estrutura
  1. Informações to pode texto e estrutura
    1. Formal ou não formal (ex divide de ou não em subtítulos.
  2. Expor a 1ª parte
    1. Contar oque tem na primeira parte.
  3. Síntese de ideias
  4. Expor a 2ª parte


Texto = pensamento estado da cidade
Geográfico   da urbano

E demais estados
Racionalismo – contra racionalismo


Ênfase ao sujeito ←➔relação sujeito objeto

PARADIGMAS DO PENSAMENTO POSITIVISTA.

- Sitio condições naturais

- situações articulações.
- EVOLUÇÃO URBANA
  • Tenho que pensar na qualidade de vida das pessoas

- AS FUNÇÕES URBANA
  • Tem uma função para seus moradores
  • Exemplo Santos não é porto a cidade tem um porto.
  • O aglomerado as pessoas trabalha para sua função
    • Exemplo Aparecida

Aula dia 03/9

  • Cuidado com os “tipos ideais” = modelos (Max Weber)
  • Weber = instrumento de descrição e análise e interpretação.   
  • Indução Particular geral “pré- modernismo”
  • Rompimento !! Dedução Geral Particular
  • Teoria de longo alcance (macroteoria)

CIDADES – IDADE MÉDIA
CAPITALISMO
  • PRIMORDIAL
    • COMÉRCIO
      • ROTAS
      • TROCAS DE TÉCNICAS
    • REGULAMENTO PATA TERRITÓRIOS
      • MAIORES ESTADO NACIONAL
        • UM PROCESSO DE UMA PARTE DESTE TERRITÓRIO
        • TER UMA REGRA
        • CAPITALISMO
    • Acumulação primitiva do capital.
      • Mudança nos produtos na produção.
  • REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

AULA DIA 10/9

URBANIZAÇÃO – CAPITALISMO

  • Industrialização novo papel para as cidades.
    • A figura do artesão
    • Corporação de artesãos
    • Origens do sindicatos
    • Guildas – palavra dos países baixos.
    • A um vínculo entre em Português e os Países Baixos
  • CIDADE
    • COMO LOCAL DE PRODUÇÃO (PRINCIPAL)
      • MÃO DE OBRA  SEM EXPERIÊNCIA
      • NÃO PRECISA VIM DE NENHUMA FAMÍLIA.
    • Local De Moradia Pobres Trabalhadores.
    • “A História Das Riquezas Dos Homens” Literatura.
    • Temos na cidade uma “fábrica” uma estrutura ou objeto espacial  
    • A fábrica, é um objeto inédito na cidade.
    • Técnico – é os montadores das máquinas.
    • Estrutura muito grande nas cidades.
    • Movimentos contra as máquinas “os artesãos” soltavam até panfletos instruído a desqualificação do “PENSAR”
    • LUDISMOS “QUEBRAS DAS MÁQUINAS”

Lógica da Fábrica “logística de redes”
  • FÁBRICAS
  • Instalações
  • Fonte de energia
  • Fonte de água  
  • Acesso tanto da matéria prima quanto do produto final
Onde moram os trabalhadores.
  • De qualquer jeito
  • Morrem mais fácil “esgotamento”
  • Primeiras vilas operárias
  • Vinculavam o trabalhador a fábrica
    • Qual moradia?
      • Casinhas geminadas
        • Porta e janela da frente
        • Sem janelas
        • Também trouxeram  uma vivência coletiva que trans uma identidade.
Exemplo em São Paulo – Vila Maria Zélia


  • Trabalhadores das fábricas.
    • Oque trabalhadores “livres”
    • Eles não moram na casa do patrão.
    • Uma educação formal
      • Quanto mais a técnica é levada para dentro da fábrica mais é a educação formam
      • As coisa não são mais testada no cliente
      • As medidas, por exemplo, começa o padrão
      • Identificação dos padrões
    • São produtores
      • Circuito inferior “Milton santos”(o espaço dividido)
      • Trabalha com a teoria de incluído,
      • Todos estão inserido de uma forma particular da sua renda.
      • Irregular ilegal
    • São consumidores
      • Em geral
Quando ver uma cidade
  • Bairros pertos da fábricas
  • Bairros dos trabalhadores
  • Bairros que fazem mal aos trabalhadores

Bairros de elite
  • Novas propostas urbanísticas
  • Conceito de cidade jardim
Estamos observando uma espacialização das novas realidades
Uma desigualdade sócio econômica, ficando um despovoamento de suas áreas para outras.
Os centros vão perdendo a qualidade
  1. Alguns prédios públicas
  2. Escolas
  3. As feiras saem do centro para lugares mais acessível
  4. Centros muito estrutura


Urbanização

  • Precisa
    • Das Fábricas
    • Dos trabalhadores
      • Diferenciação interna
  • Crescimento de algumas cidades
    • Concentra centralização   metrópole
  • Metrópole concentra poderes, suga o poder de outras áreas,  
  • Cidades Globais
  • Rede urbana a metrópole é uma grande nó.


Aula
24/9
  • Prova dia 29/9 base Unidade Introdutório – texto apresentação
    • Pensamento Geográfico E Geografia Urbana Marcio Rodrigues Silva
  • Atividade de campo
    • Caso não ocorra na disciplina, pontuação vai para o trabalho

  • Juscelino, (década de 1950)
    • Instituto de pesquisa  
    • Neopositivismo

  • Década de 1960
    • Lacoste
    • Conceito de subdesenvolvimento como construção
      • Os países se tornaram = não eram

01/10

Urbanização/ capitalismo

  • Metrópole/Regiões metropolitanas

Estudos da cidades
  • Intraurbano
  • Ambiente construído

Geografia materialidadeobjetos açõesespaço

  • Aspecto para o estudo individual
    • No mínimo 2 autores para análise comparativa
  • Poder e território na cidade
    • Estado
    • Empresas
    • Grupos sociais
  • Setores econômicos das cidades
    • Redes e fluxos
    • Território
  • Moradia diferentes grupos sociais
  • Lazer áreas e usos
  • Transporte carga e público
  • Ambiente saneamento, clima, geologia geomorfologia  






Metrópole
Texto Sanchez
BUSCAR INFORMAÇÃO NA ESCOLA GEOGRÁFICA CLÁSSICA.
  • Primeiro Teórico Peire George prioriza a indústria em destaque.
    • Tinha países urbanos
    • Países industrial
    • A agricultura não entra com ponto principal, mais com complemento

05/10

J. Engeni Sanchez: Metropolização e Modernidade

O que é moderno = o que é novo ←→ inovação = nó da rede um nodosidade
  • Nó =
    • Encontro (todas as possibilidade) , financiamentos, cidade que são as metrópoles.
    • Encontro do conhecimento
    • Commando (arena)
    • Conhecimento da inovação “tecnologia”
    • USOS
    • CONCEDA
    • Difusão de inovação que pode não ser inovadora.
    • A potencialidade de ser imitado
    • VALOR = ser de fato imitado.
Esse nó que encontra todas as possibilidade, é para o mundo não apenas 5            uma nação.

Aula 08/10/12

Texto sema
Barcelona
Exploração da solução desenvolvidas
  • Revitalização
  • Requalificação
  • Refuncionalização
  • Da áreas deterioradas nova urbanização
Novos empreendimentos ←➔ gentificação enobrecimento

Expulsão dos mais pobres

Nova Iorque Jane Jacok’s

Valor do solo urbano + setor imobiliário + forte frente a outros setores do capital
  • Equipamentos e serviços
  • Soluções para os pobres soluções para o K imobiliário

Fechamento do Sanches.
Processo
  • A inovação
  • A imitação
  • Analisar pela rede
  • Materialidade do processo
  • Gerentes da cidade
  • Geográfica quantitativa,
    • Dotar de aparatos técnicos e identificar onde estar os problemas
    • Tecnocratas – confia no poder  
  • Figuração – croqui maquete do local.


Atividade a serem desenvolvidas
  1. Fichamento – Sanchez (método vera ) 12/11
  2. Ensaio teórico – base 2 texto acadêmicos (artigo, capítulo ou trabalhos em anais)
  3. Sobre tema escolhido feriado dia 15 a 20/11

Texto rigoroso que não depende de uma pesquisa nas reflexão
Nova York

  • É 1 território nível de poder
    1. Gestão
    2. Participações
  • Manhattan – aplainada eixo viário
criação do central park
  • Bairros “pobres” sem recursos
    1. De baixa qualidade construtiva
    2. Escola de menor valor
    3. Circuito inferior da economia
    4. Rotatividade de seus habitantes EMPOBRECIMENTO cada vez maior.
  • Questões levantadas por J, Jaides
    1. Aluguéis – reformas – subvencionadas
    2. Moradias de áreas centrais.
      1. Decorrências
        1. SP = reforma e ocupação de prédios.  
    3. Preciso partir da vida real.

Observações para o texto
Imã atração
Força centrífuga força que a cidade exerce nas pessoas.
Cidade como campinas não é metrópole (conceito Sanches)
Movimentos pendulares
REDE  
Manchas urbanas

Fechamento do Semestre

Aulas
12 atividade
23 texto Lana Cavalcanti
3/12 entrega do trabalho
7/12 prova
10/12 prova sub
14/12 recuperação

Trazer para segunda feira
  • Informações sobre o proto
  • Centro histórico
Tudo que se vê na geografia tem seus dois lados.
Texto da Lana geografia humanista

Livro Geografia do Aluno trabalhador

Espaço produto, causa e consequência
Texto
Discussão de metropolização
Plano teórico
Possibilitando que a cidade tenha uma marca mkt
Destacando numa rede de cidade global
Não é um estudo de casa mais um mergulho em um tema
Não tem citação pois é um ensaio de uma palestra, uma transcrição de uma mesa redonda.

Modernidade não é período histórico mais sim um produto do

Ana Cavalcanti
Como se trabalha a cidade com os alunos
A cidade parece que se torna um sujeito com “Barcelona”
A cidade se torna um movimento a cidade nos coloca em movimento diferença  entre em campinas e coqueiros.
O sentido que a urbanização tem para as pessoas, mais o Marxs no capitalismo as coisas mudam de lado a aparência não condiz com a essência.  
Dinheiro é pedaço de papel, tem um valor da mesma forma as mercadorias.

O capital “as diversas frações da burguesias cujo os recursos financeira em dinheiro máquina etc, com intuito de aumentar seus lucros, ela é comercial, é pessoas grupos que se fazem ser representado por partidos políticos. ]
As pessoas assumem papéis e as empresa assumem papéis

Eu preciso

  • Empreiteiras
  • Poder público
  • Setores que se interessa
É portanto todos os elementos do espaço tem que ser analisado.
Na forma que as cidade se estabeleça pode favorecer ao espaço receber novas empresas e também o aumento do capital.
Tem cidade que não favorece a construção de grandes espigões e outras já permitem. Paris e NY
Tem legislação para certas questões para combinação de forças
As pessoas tem que saber como ela é produzida, qual a intenção, como processo “ campinas” ou uma decisão com Brasília  
Solo urbano, diferente do solo agrícola
Solo urbano quando tem valor, quando tem valor agregado infraestrutura e sua vizinhança

Vizinho pode ser lugares valorizado pela população ou não.
Caso São Paulo, é valorizado se for perto da estação do metrô.   

“ dominar áreas da cidade com loteamentos para população de alta renda é, de alguma forma, dominar a cidade, porque domina-se relações sociais e políticos (Vilaça,1998 e, Cavalcante, p.110)”


Tarefa
Vizinhança significa em recursos
O que é bem localizado
Coisas que preciso

Densidade de uso do território, as classe social que determina isso, quando mais rico menos utiliza quanto mais pobre tem que virar onde vive.
Centralidade CENTRINHOS DOS  CONDOMÍNIOS “MALL”
BAIRROS   É AS AVENIDAS OU SHOPPING
CENTRALIDADES MÚLTIPLAS.   

RELATAR A ARTICULA COM OS ELEMENTOS DO ESPAÇO
  • POPULAÇÃO
    • QUE EXCLUI DO PROCESSO URBANO

Introdução
Foco
Processo
Apropriação do capital
Materialidade .