EPISTEMOLOGIA
Hipótese ➔ descrição ➔classificação ➔ testar a hipótese
ATIVIDADE
TRABALHO
TEXTO 5, COM PERGUNTA CHAVE.
AULA DIA 13/8
A DIFERENCIAÇÃO DA GEOGRAFIA COM OUTRAS CIÊNCIA É O ESTUDO DO ESPAÇO
Os modelos estão presentes de todas a ciências.
A modelo é um passo da teoria.
Problema ➔o que gerou➔causa
Trânsito
- Falta de transporte
- Falta de investimento
- Outros interesses
- Excesso de veículos
- Facilidade de créditos
- Aglomeração
- D. S. T. ( divisão espacial do trabalho)
- Comodidade
ATIVIDADES
HIPÓTESE
Infraestrutura desigual
- Porque a Falta de investimento
- POLÍTICO
- PRIVADO
- FALTA DE INTERESSES SOCIAL
- D.S.T.
- Aglomeração pessoas
- D. E. T. ( divisão espacial do trabalho)
DESCRIÇÃO
De acordo com a hipótese podemos dizer que a D E T TEM FATOR FUNDAMENTAL NO TEMA.
CLASSIFICAÇÃO
A organização desigual do território
Livro do Gomes
Geografia moderna ➔ geografia científica
- Atualizou e adaptou os conceitos.
- Transição social
- Década de 70 ➔ mudança no capitalismo a partir da crise do pretório
- Arquitetura ➔ passa-se do funcionalismo (modernismo) para o funcional inovador.
- Artes\literatura ➔ prioriza-se o desconh funcionalismo em vez da lógica.
- Individualismo ➔MUDANÇA DE MODO DE PRODUÇÃO
- Dos produtos série para os exclusivos
- Muda o medo de produção ➔ CONSUMISMO ➔ relações sociais
- Obsolescências programadas.
- Na ciência as mudanças foram + lenta;
- 1ª na sociedade houve um “bombardeamento” através dos propaganda.
- A institucionalização “travou” as mudanças.
- Neo Modernismo PI hipermodernismo ➔ volta razão e em alguns pontos a convergência com o pós-modernismo.
- Qual o ponto de corte do consumismo?
Acumulação flexível
- Mudança no modo produção e consumo
- Mudança culturais.
O autor coloca em discussão a razão para mostrar onde a geografia mudanças
Método cientifica
- Do modernismo – “razão”
- Pós modernismo – “Anárquico”
Aula dia 23/8
Estado ➔ nasceu para legitima a divisão da sociedade por classes;
- Anarquista
- Objetiva a redução da desigualdade
- Modernismo ➔ Razão ➔ Ciências Sistemática ➔ Organização
- Pós-modernismo ➔ criatividade
- Criação de informática
Aula dia 30/3
Texto do Gomes
ALGUMAS CRÍTICAS IMPORTANTE
- É uma ciência de síntese, superficial.
- Não se liberta dos limites empíricos
- Não alcançou níveis de abstração da ciência moderna
RESPOSTAS DOS GEÓGRAFOS.
- introdução das novas técnicas.
- Conceitos + operacionais
- Papel nas políticas territoriais
Outros Pontos
- Perspectiva prospectiva
- Criação de modelo que pode ser criado e copiado para outras análise de outros territórios.
- Ruptura com a “velha geografia”
- Papel da geografia é apresentar uma visão coerente do mundo que nenhuma outra ciência pode fazer.
Texto do Andrade.
- Ciências sociais , seria una
- divisão arbitrária.
- Motivo
- Alargamento dos possibilidades de análise
- Ciência positivista
- Restringe o conhecimento e limitar
- RITTER E HUMBOLDT ➔ AUTONOMIA
- Conhecimento astronomia
- Cartografia
- Inovaram quando analisaram as questões físicas e políticas
- A política em função do expansionismo.
- A na física para entender com as coisas funcionavam
- Física Mecanismo das coisas
- RITTEL E RECLUS
- GEOGRÁFICA
- GEOGRAFIA POLÍTICA
- Geografia servia aos interesses dos conquistadores.
- Não tinha reflexão ➔ciência ideografia
- Final do século XIX a início do século XX
- Porque o pós II Guerra teve uma grande influência?
- Pós II Guerra gera mudança relevantes
- Positivistas ➔ despolitiza
- “Nova” geografia. – numa matemática espacial
- SERVIA PARA ORDENAÇÃO ESPACIAL E PELA BUSCA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO.
- RESULTADOS
- DESIGUALDADE
- POBREZA
- SURGE
- GEOGRAFIA CRÍTICA OU RADICAL
- Yves acoste.
- Geografia nova X Nova Geografia
- Enriquecimento teórico – dialética marxismo
Texto do Lablache
- Valoriza processos / Fenômenos
- Interdependência
- A geografia com é uma ciência da superfície, dependente de outras ciências para se reproduzir
- A geografia explica a organização do espaço, e não com certas espécie se reproduz mais com essa espécie se organize no espaço.
Texto da aula 6-9
- Deixa a técnica para virar ciência
- A Terra é parte de um todo harmonioso.
- A geografia nada é natural, tudo tem uma explicação.
- O geógrafo observa e desmonta para encontrar o porquê das coisas.
- A geografia por ser uma ciência planetária porém não tem que haver uma interdisciplinar
- Page 64 4 67, 69
- A liberdade humana frustra todas a expectativa.
Divisão institucionalização de geografia
Institucionalização
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Consolidação e difusão
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Modernidade
| |
1900
|
1901
|
1946
| |
a busca por leis gerais
rupturas com o modelo descrito e indutivo (local para geral)
estudos ambientais humanos eram justapostos.
Em 1941 surge 1ª leitura intergrado homem e meio
Divisibilidade entre diversos ramos
Geografia não é considerada uma ciência social mais sim dos lugares.
Pagina 66 9 linhas acima do que é geografia
Alemã = determinismo
Francesa = possibilita
O estado estava a serviço da burguesia ➔contra reforma sociais
Estudo regionais – ideográfico - posição conservadores
Dita neutralidade científica
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No Brasil a geografia nasce ligado ao estado IBGE, visando estatística,
ESCOLA BRITÂNICA E AMERICANA – GEOGRAFIA CLÁSSICA
- SEGUNDA GUERRA
- CARACTERÍSTICA BÁSICA ➔ O FOCO NA GESTÃO AMBIENTAL ➔ SOBREPOSIÇÃO DA AMBIENTAL E HUMANO.
- GRANDES MUDANÇAS
- DESTRUÍDO RECONSTRUÇÃO
- GEOGRAFIA ATIVA
- MUNDIALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
- REGULA A ECONOMIA
- PROBLEMA SOCIAIS
- PASSAMOS PELA GUERRA OK
- MAIS NÃO VAMOS SER EXPLORADO.
- GEOGRAFIA passa a ciência da sociedade.
- Distribuição espacial
- das pessoas
- das indústria
- da agricultura
- olhar especificamente no fato.
- Dados quantitativos. ➔ estado nacional
- Para legitimar o expansionismo, dizimar os povos mais fracos.
- Só observar e descrever não basta: tem que quantificar e espacializar.
- Primeiro Teórico Peire George ➔ prioriza a indústria em destaque.
- Tinha países urbanos
- Países industrial
- A agricultura não entra com ponto principal, mais com complemento.
AULA 08/10
- Pós guerra ciência humanas +revolução do que evolução
- Suporte + modificação, necessidade de quem a usava e o objetivo.
- Técnicas o inovação o conhecimento
- Leis devem ser + pertinentes.
- Nova geografia ➔ não só diferente, mais um oposição á tradicional
- Para esses a geografia tradicional não era geografia.
- Geografia tende a ter uma linguagem acessível
- Sobreposição limites nacionais.
- O quantitativo é frio. E pragmático e breve com contrapeso um vocação especulativa e social.
- Luta levou a valorização do “não-rest”
- Mudança endógena (tradicional) não ocorreu culmina mento em seu fim.
- O acesso a recursos matemáticos davam a geografia a cientificidade buscavam.
- Capacidade de fazer prospecção do que indutiva + sistemático.
Cristofoletti
- Geografia física
- Não se preocupava com a metodologia
- Humana ➔ discutia a constantemente
- Geografia geral ➔ definição dos campos, contra a geografia regional
- 1953 - Trabalho que faz a ruptura
- Mais rigor na aplicação do método científico.
- Buscar na filosofia científica
- Há relatos científicos para pesquisa em geografia, mais não há métodos geográficos para pesquisa.
- Observações empírica ➔teses hipóteses.
- A prospecção deve levar a melhoria.
- Falta de teoria.
- A importância para técnica
- Ela é o meio (ferramenta) e não o fim
- A abordagem sistêmica é importante para delinear estudo.
Aula 25/10
- Ligação com o estado
- BRASIL IBGE
- ESTUDO MILITAR
- Geográfica crítica
- Crítica trabalho de campo
- Crítica outras
- Geográfica comportamental
Aula dia 01/11
Paradigma científico da nova geografia = liberalismo “mercado”
GEOGRAFIA RADICAL
- Marxismo
- Socialismo
- Desigualdade paga menos
Geografia comportamental
- Neo Determinista
- Não reconhece complexidade
- Não leva em consideração a individualidade
- Percepção no modo ➔ comportamental
- Bechaviouralismo – ações do indivíduo são mediados por processos conetivos.
- Bechaviovismo – reação por um estimado sem considerar a cognição
- Crítica do paradigma radical – tentativa de manipulação
- Obscurece fatores das condições sociais e econômicas que operam independência do indivíduo l
A partir dos novos paradigmas da geografia, escolha um tema geográfico e
busque desenvolver um pequeno projeto de pesquisa. Neste projeto devem estar
contemplados:
1. Qual o seu tema? Qual o seu problema? Qual a sua pergunta de partida?
2. Qual o paradigma escolhido? Em que a forma de análise deste paradigma
ajuda a pensar seu problema?
3. Qual a sua hipótese?
4. Quais dados viriam a utilizar para a execução do seu trabalho?
5. Aponte algumas bibliografia que viria a utilizar