23/08/2018

EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA

EPISTEMOLOGIA
Hipótese descrição classificação testar a hipótese
ATIVIDADE
TRABALHO
TEXTO 5, COM PERGUNTA CHAVE.
AULA DIA 13/8
A DIFERENCIAÇÃO DA GEOGRAFIA COM OUTRAS CIÊNCIA É O ESTUDO DO ESPAÇO
Os modelos estão presentes de todas a ciências.
A modelo é um passo da teoria.
Problema o que geroucausa
Trânsito
  1. Falta de transporte
    1. Falta de investimento
    2. Outros interesses


  1. Excesso de  veículos
    1. Facilidade de créditos
    2. Aglomeração
    3. D. S. T. ( divisão espacial do trabalho)
    4. Comodidade
ATIVIDADES
HIPÓTESE
Infraestrutura desigual
  1. Porque a Falta de investimento
    1. POLÍTICO
    2. PRIVADO  
    1. FALTA DE INTERESSES SOCIAL
    2. D.S.T.
    3. Aglomeração pessoas
    4. D. E. T. ( divisão espacial do trabalho)
DESCRIÇÃO

De acordo com a hipótese podemos dizer que a D E T TEM FATOR FUNDAMENTAL NO TEMA.

CLASSIFICAÇÃO

A organização desigual do território

Livro do Gomes

Geografia moderna geografia científica

  • Atualizou e adaptou os conceitos.
  • Transição social
    • Década de 70 mudança no capitalismo a partir da crise do pretório
    • Arquitetura passa-se do funcionalismo (modernismo) para o funcional inovador.
    • Artes\literatura prioriza-se o desconh funcionalismo em vez da lógica.
    • Individualismo MUDANÇA DE MODO DE PRODUÇÃO
      • Dos produtos série para os exclusivos
    • Muda o medo de produção CONSUMISMO relações sociais  
      • Obsolescências programadas.

  • Na ciência as mudanças foram + lenta;
    • 1ª na sociedade houve um “bombardeamento” através dos propaganda.
    • A institucionalização “travou” as mudanças.

  • Neo Modernismo PI hipermodernismo volta razão e em alguns pontos a convergência com o pós-modernismo.
  • Qual o ponto de corte do consumismo?

Acumulação flexível
  • Mudança no modo produção e consumo
  • Mudança culturais.
O autor coloca em discussão a razão para mostrar onde a geografia mudanças

Método cientifica
  • Do modernismo – “razão”
  • Pós modernismo – “Anárquico”

Aula dia 23/8

Estado nasceu para legitima a divisão da sociedade por classes;
  • Anarquista
    • Objetiva a redução da desigualdade

  • Modernismo Razão Ciências Sistemática Organização

  • Pós-modernismo criatividade

    • Criação de informática

Aula dia 30/3

Texto do Gomes
ALGUMAS CRÍTICAS IMPORTANTE
  • É uma ciência de síntese, superficial.
  • Não se liberta dos limites empíricos
  • Não alcançou níveis de abstração da ciência moderna

RESPOSTAS  DOS GEÓGRAFOS.
  • introdução das novas técnicas.
  • Conceitos + operacionais
  • Papel nas políticas territoriais

Outros Pontos
  • Perspectiva prospectiva
    • Criação de modelo que pode ser criado e copiado para outras análise de outros territórios.
  • Ruptura com a “velha geografia”
  • Papel da geografia é apresentar uma visão coerente do mundo que nenhuma outra ciência pode fazer.

Texto do Andrade.

  • Ciências sociais , seria una
    • divisão arbitrária.
    • Motivo
      • Alargamento dos possibilidades de análise
      • Ciência positivista
  • Restringe o conhecimento e limitar
  • RITTER E HUMBOLDT AUTONOMIA
    • Conhecimento astronomia
    • Cartografia
    • Inovaram quando analisaram as questões físicas e políticas
    • A política em função do expansionismo.
    • A na física para entender com as coisas funcionavam
    • Física Mecanismo das coisas
  • RITTEL E RECLUS
    • GEOGRÁFICA
      • GEOGRAFIA POLÍTICA
  • Geografia servia aos interesses dos conquistadores.
    • Não tinha reflexão ciência ideografia
  • Final  do século XIX a início do século XX

  • Porque o pós II Guerra teve uma grande influência?
    • Pós II Guerra gera mudança relevantes
    • Positivistas despolitiza
    • “Nova” geografia.  – numa matemática espacial
      • SERVIA PARA ORDENAÇÃO ESPACIAL E PELA BUSCA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO.
    • RESULTADOS
      • DESIGUALDADE
      • POBREZA
    • SURGE
      • GEOGRAFIA CRÍTICA OU RADICAL
      • Yves acoste.

    • Geografia nova X Nova Geografia
      • Enriquecimento teórico – dialética marxismo

Texto do Lablache
  • Valoriza processos / Fenômenos
    • Interdependência
  • A geografia com é uma ciência da superfície, dependente de outras ciências para se reproduzir
  • A geografia explica a organização do espaço, e não com certas espécie se reproduz mais com essa espécie se organize no espaço.
Texto da aula 6-9

  • Deixa a técnica para virar ciência
  • A Terra é parte de um todo harmonioso.
  • A geografia nada é natural, tudo tem uma explicação.
  • O geógrafo observa e desmonta para encontrar o porquê das coisas.
  • A geografia por ser uma ciência planetária porém não tem que haver uma interdisciplinar  
  • Page 64 4 67, 69
  • A liberdade humana frustra todas a expectativa.


Divisão institucionalização de geografia
Institucionalização
Consolidação e difusão
Modernidade
1900
1901
1946
a busca por leis gerais
rupturas com o modelo descrito e indutivo (local para geral)
estudos ambientais humanos eram justapostos.
Em 1941 surge 1ª leitura intergrado homem e meio
Divisibilidade entre diversos ramos
Geografia não é considerada uma ciência social mais sim dos lugares.
Pagina 66 9 linhas acima do que é geografia
Alemã = determinismo
Francesa = possibilita
O estado estava a serviço da burguesia contra reforma sociais
Estudo regionais – ideográfico   - posição conservadores
Dita neutralidade científica  





No Brasil a geografia nasce ligado ao estado IBGE, visando estatística,




ESCOLA BRITÂNICA E AMERICANA – GEOGRAFIA CLÁSSICA

  • SEGUNDA GUERRA
  • CARACTERÍSTICA BÁSICA O FOCO NA GESTÃO AMBIENTAL SOBREPOSIÇÃO DA AMBIENTAL E HUMANO.
  • GRANDES MUDANÇAS
    • DESTRUÍDO RECONSTRUÇÃO
    • GEOGRAFIA ATIVA
  • MUNDIALIZAÇÃO DAS EMPRESAS
    • REGULA A ECONOMIA
    • PROBLEMA SOCIAIS
      • PASSAMOS PELA GUERRA OK
      • MAIS NÃO VAMOS SER EXPLORADO.

  • GEOGRAFIA passa a ciência da sociedade.
    • Distribuição espacial
      • das pessoas
      • das indústria
      • da agricultura
      • olhar especificamente no fato.
      • Dados quantitativos. estado nacional
        • Para legitimar o expansionismo, dizimar os povos mais fracos.   
  • Só observar e descrever não basta: tem que quantificar e espacializar.
  • Primeiro Teórico Peire George prioriza a indústria em destaque.
    • Tinha países urbanos
    • Países industrial
    • A agricultura não entra com ponto principal, mais com complemento.
AULA 08/10

  • Pós guerra ciência humanas +revolução do que evolução
    • Suporte + modificação, necessidade de quem a usava e o objetivo.
  • Técnicas o inovação o conhecimento
    • Leis devem ser + pertinentes.
  • Nova geografia não só diferente, mais um oposição á tradicional
    • Para esses a geografia tradicional não era geografia.
  • Geografia tende a ter uma linguagem acessível
    • Sobreposição limites nacionais.
  • O quantitativo é frio. E pragmático e breve com contrapeso um vocação especulativa e social.
    • Luta levou a valorização do “não-rest”
    • Mudança endógena (tradicional) não ocorreu culmina mento em seu fim.
  • O acesso a recursos matemáticos davam a geografia a cientificidade buscavam.
  • Capacidade de fazer prospecção do que indutiva + sistemático.

Cristofoletti

  • Geografia física
    • Não se preocupava com a metodologia
    • Humana discutia a constantemente
  • Geografia geral definição dos campos, contra a geografia regional
  • 1953 -  Trabalho que faz a ruptura
    • Mais rigor na aplicação do método científico.
    • Buscar na filosofia científica
    • Há relatos científicos para pesquisa em geografia, mais não há métodos geográficos para pesquisa.
    • Observações empírica teses hipóteses.
  • A prospecção deve levar a melhoria.
  • Falta de teoria.
  • A importância para técnica
    • Ela é o meio (ferramenta) e não o fim
  • A abordagem sistêmica é importante para delinear estudo.






Aula 25/10
  • Ligação com o estado
    • BRASIL IBGE
    • ESTUDO MILITAR
  • Geográfica crítica
    • Crítica trabalho de campo
    • Crítica  outras
  • Geográfica comportamental




Aula dia 01/11

Paradigma científico da nova geografia = liberalismo “mercado”  

GEOGRAFIA RADICAL
  • Marxismo
  • Socialismo
  • Desigualdade  paga menos

Geografia comportamental

  • Neo Determinista
  • Não reconhece complexidade
  • Não leva em consideração a individualidade
  • Percepção no modo comportamental
  • Bechaviouralismo – ações do indivíduo são mediados por processos conetivos.
  • Bechaviovismo – reação por um estimado sem considerar a cognição
  • Crítica do paradigma radical – tentativa de manipulação
    • Obscurece fatores das condições sociais e econômicas que operam independência do indivíduo l

A partir dos novos paradigmas da geografia, escolha um tema geográfico e
busque desenvolver um pequeno projeto de pesquisa. Neste projeto devem estar
contemplados:
1. Qual o seu tema? Qual o seu problema? Qual a sua pergunta de partida?
2. Qual o paradigma escolhido? Em que a forma de análise deste paradigma
ajuda a pensar seu problema?
3. Qual a sua hipótese?
4. Quais dados viriam a utilizar para a execução do seu trabalho?

5. Aponte algumas bibliografia que viria a utilizar