23/08/2018

O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA RADICAL NOS ESTADO UNIDOS

Ficha de Leitura
Autor do texto ou capítulo (filiação científica e local de trabalho conforme currículo na plataforma lattes)

Professor Richard Peet tem um BSc (Economia) da Escola de Economia de Londres, um mestrado na Universidade de British Columbia, e um D Ph da Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Título do Texto ou do Capítulo
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA RADICAL NOS ESTADO UNIDOS
Idéias  geral do texto ou capítulo que pode ser identificada no título
Indica a evolução do pensamento da geografia radical nos EUA, de como a corrente  teórica se articula.

Indicar três palavras-chave destacando suas funções e seus significados no texto ou capítulo
Radical = mão de ferro do estado contra ao Socialismo, criado no EUA.
Revolucionária = Criação dos direitos Civis
Evolução = contra os estado ditatorial e socialista, em vista de um povo livre e “democrata”
Autor do texto ou capítulo (filiação científica e local de trabalho conforme currículo na plataforma lattes)
Professor Richard Peet tem um BSc (Economia) da Escola de Economia de Londres, um mestrado na Universidade de British Columbia, e um D Ph da Universidade da Califórnia, em Berkeley.
Suas áreas de interesse incluem: geografia social e econômica, a ecologia política, ecologia, libertação, a teoria do desenvolvimento, a geografia da consciência e racionalidade, a filosofia e teoria social, iconografia, semiótica e estudos de políticas críticas.
Título do periódico ou da obra onde o  texto ou capítulo se encontra inserido (idioma, ano, volume, número, páginas, local de publicação, responsabilidade editorial)
Desenvolvimento Global e Instituições Financeiras" e "Desenvolvimento de Governança", no PA O'Hara (ed), Enciclopédia Internacional de Políticas Públicas. Volume 2: Política Econômica , GPERU: Perth, 2009: 139-151 e 299-309. http://pohara.homestead.com/Encyclopedia/Volume-2.pdf
Existência ou não de resumo (abstract): em caso positivo, destacar a frase principal que caracteriza o perfil do texto ou do capítulo
Existência ou não de notas de rodapé: função delas no texto
Existe apenas uma na introdução cujo sua função orientar das referências do texto original.
Existência ou não de tabelas e gráficos: função deles no texto
Não há nenhuma representação gráfica.
Tipos de informações bibliográficas que constam ao final (quantidade de livros, artigos de revistas, de periódicos, idiomas, médias de idade das referências bibliográficas com relação à data do texto)
Artigos em língua inglesa, ressaltando para obra de Milton Santos.
Caracterizar  e identificar a questão ou o problema destacado pelo autor no texto
“ A ciência radical é então, o agente consciente de mudança política revolucionária. E a Geografia Radical é uma parte dela, partilhando a mesma aspiração, usando método, mas especializada num certo conjunto de relações a partir das quais a sociedade é feita.”
Identificar a justificativa do autor para elaborar o texto
“a ciência radical mostra os desvios, expõe as explicações existentes à crítica, providência explicações alternativas que trazem a relação entre os “problemas sócias”, na superfície, e as causa sociais profundas e encoraja as pessoas a engajarem-se na construção de suas próprias teorias.”
Identificar os objetivos do autor (o que ele pretende com o texto)
“Tudo isto significa dizer que, enquanto os fundamentos da condições objetivas para o crescimento do radicalismo foram destruídos, e enquanto existiram sinais alternantes visíveis de uma conveniente reação subjetiva a estas condições, o desenvolvimento de radicalismo nos E. U. A. com em tudo, nas universidade e no campo particular da Geografia, foi um processo longo e difícil. Aqueles que se envolverem no movimento Radical começaram a reeducar-se a um processo de devastadora autocrítica e tentar reestruturar sua mentes, suas personalidades, sua forma de relacionamento com as outras pessoas e com o mundo exterior. “
Identificar o método e as hipóteses consideradas pelo autor, indicando em que ele se baseou para a elaboração do texto
“... a uma definição da teoria revolucionária com um teoria baseada na realidade que ela procura representar, formulada dialeticamente, oferecendo escolha reais para momentos futuros no processo social e, consequentemente iniciando a prospectiva para a criação da verdade mais do que meramente procurá-la.”
“... caracterizado pela teorização exegeta, que aplicou a teoria marxista a um série de problemas práticos, e estamos começando um segundo ciclo, mais inovativo ... adição críticas à teoria marxista. Outros sinais de amadurecimento da geografia radical são o crescentes reconhecimento que estamos recebendo na ciência radical com um todo, e às crescente ligações com os radicais da Europa Ocidental e do Terceiro Mundo.”
“ma teoria marxista, o desenvolvimento de regiões centrais está baseado no subdesenvolvimento da periferia, ambas dentro dos países capitalista e no terceiro mundo. As funções iniciais da periferia do Terceiro Mundo incluíam o suprimento de matérias primas aos países metropolitanos, provendo mercados para sua produtos industriais, e serviços com um escoadouro para o excedente de capital que, se investido no Primeiro Mundo, produzindo um baixa taxa de lucro.”
Elaborar uma apreciação crítica considerando todos os quesitos avaliados e a totalidade das características abordadas no texto
A geografia radical surge década de 70 que emergiu em resposta aos fenômenos sociais nos EUA. Nesta década vivia-se  um momento conturbado com manifestações de massa contra políticas governamentais, defesa dos direitos civis e a Guerra do Vietnã resultantes da contradição do qual o capitalismo se move. As pobrezas regionais urbana, grupos minoritários, acesso à serviços sociais, porém estas abordagens investigavam apenas aspectos superficiais destas questões.
Geografia Radical buscou interagir no processo político e social através de estudos  na sociedade para a Investigação Humana, os geógrafos deveriam ir até as áreas mais pobres tornando-se uma pessoa desta região indo de encontro com os problemas sociais.
Na Geografia Marxista o espaço é movido pelas contradições presentes e por um processo dialético, por exemplo: a existência e manutenção dos países ricos é sustentada a partir da existência dos países pobres, que se constitui pelos processos sociais que se relacionam pela produção e reprodução da base material da vida.