23/08/2018

POSITIVISMO

PENSAMENTO LIBERAL E POSITIVISMO
NARDEZ,. Perci Ricardo D.



No século XIX, pós revolução francesa (1789) e revolução industrial (Inglaterra pós 1800), começam a existir pensamentos na sociedade que não havia até então. O liberalismo disque que o homem com indivíduo deve ser livre nos seguintes aspectos cultural, econômico, moral, político e de seu espírito. 

( ...O Liberalismo é um sistema político-econômico baseado na defesa da liberdade individual, nos campos econômico, político, religioso e intelectual, contra as ingerências e atitudes coercitivas do poder estatal...)1


Pouco a pouco a introdução de pensamento do empirismo, sufoca a idéia do liberalismo, pelo motivo, que a burguesia está no poder, neste modo cria se condições de controle na sociedade para conter a nova classe, o proletariado. (Obs., revolução industrial, na Inglaterra cujo, a sociedade rompe com o sistema feudal. A população migra do campo para as cidades para trabalhar nas indústrias.) 

( ...Na ciência, o empirismo é normalmente utilizado quando falamos no método científico tradicional...)2

Porém a sociedade busca o conhecimento de ciências para explicar certos fatos, com o grande crescimento da população mundial. 

Passa então o positivismo a dominar o pensamento no século XIX, com duas vertentes, métodos e doutrina. Como método embasado na certeza da ciência rigorosamente em fatos teóricos e como doutrina não só como regras por meios qual a ciências chega mais como saber prever para agir. 

O sistema político e partidário, com esses conceitos passa a ter novos horizontes, baseado no liberalismo onde o homem de o direito de ser livre começa a reavaliar criticar e buscar novos conteúdos, utilizado do experimentalismo. 

O conceito que a sociedade pode ser considerada uma elemento vivo como Charles Robert Darwin descreve em sua obra, a sociedade passa a ser é compacta 



FUNDAMENTOS DO POSITIVISMO



Fundamenta o positivismo com ciência nesta ordem hierarquia: (matemática, astrologia, física, química, biologia e social), com isso tratasse tudo com ciências exatas, retirando a liberdade do homem, e tudo que se trata de cultura ou afins é considerado com biológico.

Ordem o progresso passa a ser o pensamento positivismo, no qual Comte pensa que a sociedade não pode retroceder e nem perde a ordem do poder instituído, seja monarca ou democrático. 

A política positivista não reconhece nem direito do liberalismo, o indivíduo passa a ter de cumpri seus deveres, criando governos ditatórios. A ciência determina como a sociedade pode ser ou desejará de ser, mais sem levar em conta as características sócias cultural do um determinado espaço geográfico. 



RELIGIÃO DA HUMANIDADE



No mesmo intuito que o positivismo regra a relação entre estado, e indivíduo, na religião Comte, se determina o Grande Ser. 

A humanidade sempre busca o Grande Ser, desde a Grécia antiga, que existia Deus para todos os problemas da sociedade, já no positivismo a religião se lança mão da ciência para explicar o divino, sendo que as possibilidades de ditar regras para a sociedade, como vemos em muitas igrejas, onde se prega o pecado mas não se dá liberdade para indivíduo refletir se é certo ou errado, é a ORDEM do sistema. 

Para o positivismo a sociedade é formada por homens, a mulher é condenada a inferioridade pelas leis da natureza, pois como sempre na “sociedade” o marido que alimenta a esposa e tem com missão se amar, pai, marido e filhos. 

O sacerdócio têm seu PROGRESSO, aspirante de pelo menos 28 anos, 35 vigário e após 42 anos o homem passaria a ser sumo sacerdócio, isso no intuído de controle do indivíduo, lembrando que para o positivismo o individualismo não existe e o ser humano sempre tem que estar progredindo. 

Com isso a religião positivista não se preocupa com “amar a todas ou a si mesmo”, mais a crença a um Grande Senhor devotamente.



O POSITIVISMO AO EVOLUCIONISMO SOCIAL

Neste momento a ciência encara a sociedade é vista com um organismo, utiliza-se em espelhar em algumas noções das teorias de Charles Robert Darwin, onde tudo estará ligado porém cada coisa no seu espaço (ordem e progresso), mais ainda a sociedade é tratada com homogênea, não dando brecha para o individualismo de cada indivíduo. 

( ...Charles Robert Darwin FRS (Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809 — Downe, Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia. Foi laureado com a medalha Wollaston concedida pela Sociedade Geológica de Londres, em 1859...)



Num organismo tempos diversos órgãos, caso alguma venha a falecer ainda teremos outros funcionando, na visão Spenceriana a sociedade tem seus membros com se fosse uma “corpo”, é um membro necessita de

outra para continuar vivo, mas se algum vier a falecer os outros continuam vivos por mais algum tempo.  (exemplo, a cabeça á o governo, o coração a burguesia e os braços e perna o proletariado, 

com essa visão a cabeça é influenciada pelo coração, onde ambos dominam e manda as ordens para os braços e pernas.)

Para Spencer o estado não é só um organismo, mais um organismo que se evolui, a partir que a sociedade vai se evoluído (com leis, costumes, culturas, etc.), também é importante em ressaltar, que para o autor, o governo não está na sociedade para admitir os egoístas individualistas e nem promotor de interesses de alguns mais sim com protetor  

desses abusos no seu espaço geográfico. 

Diz o autor “...O altruísmo representa a mais perfeita adaptação do individualismo...”, isso significa que o altruísmo não só nasce do egoísmo mais  a robustez e tornam uma força vitalícia.

Comte nega a própria existência do direito de homem com indivíduo mais para Spencer o direito individual pode sim a vir considerado. Para Comte o governa vem de uma ditadura, onde todos tem seus “deveres na sociedade”, já Spencer acha que o governo tem um papel reduzido, sendo um mal necessário para a sociedade, um órgão regulador e protetor, dos abusos. 



O POSITIVISMO  NO BRASIL



No Brasil a idéia do positivismo começa com a república na escola de direita de são Paulo, onde oligarquia rural “os cafeicultores” estudava seu filhos. 

A cafeicultura determinou a renovação da sociedade brasileira, com o romantismo do positivismo, hora com Comte que o estado determina as obrigações, hora com Spencer que o individualismo de uma sociedade homogênea, onde o estado é meramente condutor da ordem e incentivador do progresso.

Porém o Brasil já nasce com intuído de ser um país exportador, entrando no mundo capitalista com elemento de conjuntos, cujo importante é aquisição de capital. Mais com a crise de 1850, os bancos capitalizado seu recurso em imobilizado em ações, porém isso na crise não foi vantajoso, pois muita correria financeira por causa das notas do Banco do Brasil, isso leva a quebradeira de muitos. 

Tínhamos também o agravamento da situação da mão de obra escassa, com a proibição do comércio de escravos e fim do tráfico negreiro, 

o Brasil teve que procurar novos meio de obter mão de obra, buscasse na Europa os imigrantes, visando à superioridade da raça branca frente à negra, ditando isso trocasse a sistema de mão de obra.

Exaltasse o indivíduo livre, mais ao mesmo tempo nega ao negro a condição de trabalho, pois seu trabalho é a escravidão, para ele ser livre não teria que “trabalharia”,  

O positivismo entra no Brasil em 1865, com a obra A escravatura no Brasil de um artigo sobre a agricultura e colonização na Maranhão. E em dois grupos na religião e na escola militar, com os métodos de ciências do positivismo se justifica meios e condições dessa abordagem. Tanto é que nossa bandeira está, escrito Ordem e Progresso, é o estado que põem a ordem e também termina o progresso do país. 

Com ciência o positivismo fornecer a classe urbana ferramentas para reivindicar, ainda que com a presença de imigrante vindo de países da Europa berço das idéias, fica fácil justificar o positivismo de Comte, o estado ditatorial, que se estende até a era Vargas. 



REFERÊNCIA 



1 http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo 
2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Empirismo